sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

economia açucareira no Brasil questões vestibular

Artigo sobre economia açucareira no Brasil com questões de vestibular

A economia açucareira no Brasil

A produção de açúcar em terras brasileiras foi a melhor forma encontrada pelos portugueses para compensar economicamente os esforços em proteger a colônias de ameaças estrangeiras. A economia açucareira teve início no litoral e foi bastante lucrativa, pois o produto era bastante consumido nos países europeus. A cultura da cana-de-açúcar  ainda deu aos colonizadores, a possibilidade de organização do cultivo permanente do solo. Com isso, houve o início do povoamento da colônia de uma maneira sistemática

A economia açucareira já estava superando os lucros que Portugal ganhava com o pau-brasil. O motivo foi a expansão rápida do plantio da cana em regiões onde as condições eram muito favoráveis. Para o desenvolvimento da agricultura canavieira eram necessárias chuvas e clima quente; e o Brasil contava com tudo isso. O solo de massapé, presente no litoral do Nordeste do Brasil também foi fundamental para o cultivo. Mas esta não foi a primeira experiência portuguesa com a produção de açúcar. Eles, há muito tempo, já plantavam cana-de-açúcar na Ilha da Madeira e nos Açores.


A organização da produção do açúcar
·        
Latifúndios: tem origem nas sesmarias, no qual o donatário arrendava a terra a terceiros para sua exploração.

· Os portugueses não controlavam todo o processo de produção. Devido à falta de recursos, muitos colonos pegavam dinheiro emprestado com Holandeses para financiar a compra de escravos, equipamentos, etc.

Os senhores de Engenho

· Engenho: local destinado a produção de açúcar.

· A composição do Engenho: plantação de cana, engenho, residência do Senhor e dos escravos.

· Lavradores: Proprietários e Arrendatários (tinham um menor lucro).


O sistema  agrícola utilizado no Brasil foi o chamado “plantation”, o qual tinha três características fundamentais: a monocultura, o uso da mão-de-obra e a política de exportação. A necessidade de lucro rápido resultou na criação de uma monocultura, ou seja, praticamente não havia nenhuma outra atividade econômica desenvolvida na colônia. A questão da mão-de-obra foi resolvida por meio da exploração do negro africano, uma vez que os índios não aceitaram aquela rotina de trabalho. Além disso, o tráfico de escravos foi se tornando outro negócio rentável para Portugal.

Praticamente todo o açúcar produzido no Brasil era exportado para a Europa, uma vez que o produto tinha uma grande demanda no continente europeu. Entre outras consequências, a economia açucareira resultou na formação de grandes latifúndios.



A sociedade do açúcar



A sociedade no período do açúcar era marcada pela grande diferenciação social. No topo da sociedade, com poderes políticos e econômicos, estavam os senhores de engenho. Abaixo, aparecia uma camada média formada por pessoas livres (feitores, capatazes, padres, militares, comerciantes e artesãos) e funcionários públicos. E na base da sociedade estavam os escravos, de origem africana, tratados como simples mercadorias e responsáveis por quase todo trabalho desenvolvido na colônia.
Era uma sociedade patriarcal, pois o senhor de engenho exercia um grande poder social. As mulheres tinham poucos poderes e nenhuma participação política, deviam apenas cuidar do lar e dos filhos.
A casa-grande era a residência da família do senhor de engenho. Nela moravam, além da família, alguns agregados. O conforto da casa grande contrastava com a miséria e péssimas condições de higiene das senzalas (habitações dos escravos).



A ocupação do Nordeste pelos holandeses

O início da globalização: problemas na Europa, efeitos no Brasil:
·        A complexa relação entre Portugal, Espanha e Holanda:
·        Sem dinheiro para produzir o açúcar, Portugal dependia de investimento estrangeiro. Neste caso, a Holanda. E como pagamento, os navios holandeses faziam o transporte do açúcar brasileiro para a Europa;
União Ibérica? Portugal e suas colônias estão sob domínio espanhol:
·        Dom Henrique 1580 morre sem herdeiros legítimos (era bispo católico), O rei espanhol Filipe II era da família real portuguesa e assim invadiu o território português e o conquistou;
·        Por 60 anos Portugal e suas colônias ficaram sob domínio espanhol (1580 - 1640). Este período ficou conhecido como União Ibérica.
Por que a Holanda invadiu o Brasil?
·        A Holanda era província da Espanha. O rei Filipe II proibiu os Holandeses de comercializar com as colônias portuguesas. Somando esse acontecimento com os inúmeros impostos cobrados e a diferente cultura, os holandeses invadem territórios extremamente lucrativos para a Espanha: escravos na África e açúcar no Brasil.
·        A companhia das Índias Ocidentais (1624 - 1654): Responsáveis pela ocupação do território brasileiro:
·        Primeiramente os holandeses invadiram a Bahia, porém não conseguiram a dominação por completa e foram expulsos. Seguindo assim para Pernambuco;
·        Na capitania de Pernambuco os holandeses vão se fixar em Olinda e pouco tempo depois mudar a capital para Recife.
O domínio holandês no Brasil:
·        Os colonos primeiramente ficaram cautelosos com a presença estrangeira, porém os holandeses só queriam lucrar com o comércio do açúcar.
·        Crescimento urbano e cultural de Recife;
·        Tolerância religiosa e política;
·        (1637 - 1644) Maurício de Nassau: governador holandês em Pernambuco: concedeu empréstimos, fez alianças a fim de retomar os lucros após os conflitos contra os portugueses.
Restauração:
·        D. João IV: em 1640, Portugal recupera sua independência, porém nem todos seus territórios coloniais.
·        Devido às dificuldades financeiras, o nordeste ainda ficou sob o domínio holandês;
As disputas entre colonos e holandeses;
·        Devido à queda no preço do açúcar, os holandeses aumentaram a cobrança de impostos dos colonos;
·        Portugal não conseguia formar um exército capaz de tomar o Nordeste novamente, por isso os colonos criaram milícias;
·        Insurreição Pernambucana: Capitulação da Campina da Taborda: retirada do território brasileiro; Porém a paz definitiva veio somente em 1661.



A criação de gado

A necessidade de animais para alimentação, tração e transporte provocou o desenvolvimento da atividade pecuária no Nordeste. Inicialmente a criação desenvolveu-se nas fazendas de plantio de cana, mas a penetração dos animais nas plantações levou à separação das duas atividades. O gado acabou sendo deslocado para o interior.

A produção de subsistência

A economia de subsistência também foi uma projeção da economia açucareira. Destinava-se a atender as necessidades de consumo do mercado interno, particularmente das fazendas de cana. Era desenvolvida nas grandes propriedades, utilizando a mão-de-obra escrava negra. As principais culturas eram de mandioca, milho, feijão, hortaliças e fruta

O tráfico negreiro

A chegada dos portugueses na África provocou enorme crescimento do tráfico de escravos, que já era praticado por mercadores árabes. Estes levavam os negros para servirem de escravos domésticos, mas o número não era significativo.
Os traficantes portugueses trocavam escravos por armas de fogo, munição, tecidos, sal, aguardente, fumo, açúcar etc. Os portugueses conseguiram dominar o tráfico de escravos até o século XVII. A partir dai, começaram a sofrer concorrência de outros países colonialistas. No século XVIII, a Inglaterra passou a controlar o tráfico negreiro.
Em geral, os negros que vieram para o Brasil pertenciam a dois grupos culturais:
• Bantos: originários de Angola, de Moçambique e do Congo.
• Sudaneses: procedentes da Guiné, do Daomé e da Costa do Marfim.


O declínio da economia açucareira


Quando os holandeses foram expulsos do Brasil, agravou problemas para a economia da colônia de Portugal, Passaram a produzir açúcar nas Antilhas, vendendo por um preço mais barato na Europa.

Mesmo com tudo isso, eles ainda tinham o domínio sobre os consumidores Europeus. A concorrência do produto acabou com o monopólio português sobre o açúcar. Sendo assim Portugal precisou procurar novas fontes de renda, devido ao declínio do açúcar no Brasil. Nós já temos o conhecimento de que Portugal se beneficiava com as taxas de impostos que eram cobradas no Brasil.

Foi o começo da decadência da produção do açúcar no Brasil. Através da crise açucareira, que os bandeirantes, no final do século XVII, começaram a encontrar ouro.

Questões sobre economia açucareira no Brasil

1) Era um casarão térreo ou um sobrado, onde morava o senhor de engenho e sua família, além de capatazes que cuidavam de sua segurança pessoal. Era também o centro administrativo do engenho:

a) senzala       b) moenda      c) casa-grande       d) mansão        e) purgador

2) Os senhores de engenho nem sempre administravam diretamente suas propriedades, por vezes transferindo essa tarefa:

a) a um escravo de confiança
b) a qualquer escravo
c) a sua esposa
d) a um parente próximo
e) a um feitor-mor

3) (UFRJ) Para garantir a posse da terra Portugal decidiu colonizar o Brasil. Mas, para isso, seria preciso desenvolver uma atividade econômica lucrativa. A solução encontrada foi implantar em certos trechos do litoral:

a) a produção açucareira
b) a explorar o ouro
c) a extração do pau-brasil
d) a criação de gado
e) o comercio de especiarias

4) Além das moradias das famílias de senhores de engenhos e de escravos, havia construções reservadas propriamente à produção citadas a seguir, exceto:

a) moenda       b) fornalhas       c) casa de purgar       d) galpões      e) almoxarife

5) (UFMG) O interesse dos holandeses em ocupar áreas no Brasil está relacionado com:

a)A conquista de territórios estratégicos para quebrar o monopólio da rota da prata
b)Os contratos preferenciais firmados entre Portugal e Inglaterra
c)As barreiras impostas pela Espanha à participação flamenga no comércio açucareiro. (Lembrar das disputas entre Espanha e Países Baixos, os quais se tornaram independentes, e em contrapartida a Espanha retaliou através de restrições comerciais. A partir disso é que os holandeses tentar expandir seus negócios e criam Cia. Das índias Orientais e Cia. Das índias Ocidentais, e invadem o Brasil...)
d)As solicitações dos senhores de engenho, insatisfeitos com o supermonopólio metropolitano.
e)A instalação de técnicas mais avançadas, visando à elevação da produtividade.

6) (FATEC-SP) A “W.I. C” era:

a) Companhia das Índias Orientais Holandesas.
b) Companhia das Índias Ocidentais Holandesas.
c) uma Companhia privilegiada para estatal que aprova no Atlântico norte.
d) Uma Companhia corsária, subvencionada pela municipalidade de Londres.
e) uma Companhia que operava exclusivamente com açúcar.

7) (SANTA CASA/SP) - Baseada no escambo e nas feitorias, e essencialmente predatória, foi:

a) a economia extrativa do pau-brasil no pré-colonial
b) a perseguição do braço escravo indígena, nos fins do século XVI brasileiro
c) a estrutura escravista no Brasil
d) ciclo da cana de açúcar em São Vicente, no século XVII
e) início do plantio do café, no litoral fluminense.

8) (CEFET-PR) Alguns historiadores afirmam que as conseqüências do modelo de colonização adotado pelos portugueses para a exploração do Brasil são ainda muito perceptíveis (devastação do meio ambiente, exploração do trabalhador rural, conflitos rurais, etc). Este modelo é conhecido como plantation ou plantagem e suas principais características são:

a) minifúndio, monocultura, mão-de-obra escrava;
b) latifúndio, mão-de-obra assalariada, policultura;
c) latifúndio, policultura, mão-de-obra escrava;
d) latifúndio, mão-de-obra escrava, monocultura;
e) latifúndio, trabalho assalariado, monocultura.

9) (PUC/SP) - A participação ativa dos holandeses nas atividades relativas aos primeiros anos da economia açucareira do Brasil colonial, se traduziu principalmente:

a) na adoção do sistema de lavoura extensiva
b) na introdução do escravo negro como mão de obra
c) nas operações de refino e distribuição do açúcar no mercado europeu
d) na introdução de trabalhadores flamengos para a lavoura da cana e) na adoção de novas técnicas para o plantio da cana.

10) (UFMG) A respeito da economia e da sociedade no Brasil Colônia, é correto afirmar que:

a) no nordeste, a atividade pecuária ficou vinculada ao engenho, utilizando trabalho escravo negro e pouco contribuindo para a colonização do sertão;
b) na região das Minas, o surgimento de irmandades ou confrarias, que em geral se organizavam de acordo com linhas raciais definidas, estimulou a arte sacra barroca;
c) com o desenvolvimento da economia açucareira, as relações sociais foram adquirindo caráter aberto, favorecendo a mobilidade social de mestiços e homens brancos pobres;
d) as missões religiosas formadas pelos jesuítas visavam, através da catequese, preparar os indígenas para viverem integrados à sociedade dos brancos como mão-de-obra escrava.

11) (Fuvest) Foram, respectivamente, fatores importantes na ocupação holandesa no Nordeste do Brasil e na sua posterior expulsão

a) o envolvimento da Holanda no tráfico de escravos e os desentendimentos entre Maurício de Nassau e a Companhia das Índias Ocidentais.
b) a participação da Holanda na economia do açúcar e o endividamento dos senhores de engenho com a Companhia das Índias Ocidentais.
c) o interesse da Holanda na economia do ouro e a resistência e não aceitação do domínio estrangeiro pela população.
d) a tentativa da Holanda em monopolizar o comércio colonial e o fim da dominação espanhola em Portugal.
e) a exclusão da Holanda da economia.

12) (PUC-RS) As invasões holandesas no Brasil, no século XVII, estavam relacionadas à necessidade de os Países Baixos manterem e ampliarem sua hegemonia no comércio do açúcar na Europa, que havia sido interrompido

a) pela política de monopólio comercial da Coroa Portuguesa, reafirmada em represália à mobilização anticolonial dos grandes proprietários de terra.
b) pelos interesses ingleses que dominavam o comércio entre Brasil e Portugal.
c) pela política pombalina, que objetivava desenvolver o beneficiamento do açúcar na própria colônia, com apoio dos ingleses.
d) pelos interesses comerciais dos franceses, que estavam presentes no Maranhão, em relação ao açúcar.
e) pela Guerra de Independência dos Países Baixos contra a Espanha, e seus consequentes reflexos na colônia portuguesa, devido à União Ibérica.

Gabarito:

1) C  2) E  3) A  4) E  5) C  6) B  7) A   8) D   9) C  10) B  11) B  12) E

Flag Counter

5 comentários: