segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

A ideia da geração espontânea ou abiogênese


A geração espontânea ou abiogênese
Esta teoria aborda as visões históricas da origem da vida. Foi elaborada há mais de 2.000 anos, e seu criador foi Aristóteles. 

Ele afirmava que: a vida surge espontaneamente de uma matéria bruta e não-viva e que era possuidora de um “principio ativo” ou “força vital”.

Um dos argumentos usados por ele, por exemplo, era o das larvas e insetos que surgiam próximos de alimentos como carnes e frutas estragadas.


Redi ataca a ideia da geração espontânea

Nem todos aceitavam a ideia da geração espontânea. Entre os que se opunha a essa teoria estava o médico italiano Francesco Redi (1626-1698). Muitos de seus contemporrâneos afirmavam que as larvas que surgiam na carne podre eram geradas espontaneamente. Redi, ao contrário defendia a ideia de que elas surgiam de ovos depositados pelas moscas sobre a carne.
Em 1668 Redi elaborou uma experiência para testar sua hipótese. Ele pôs carne em vários vidros. Deixou alguns abertos e cobriu os outros com um tecido fino de algodão, que permitia a entrada de ar. O tecido era importante, pois, para os defensores da geração espontânea, a presença do ar era fundamental para que o fenômeno  ocorresse. Observe a figura.



Se a teoria da geração espontânea fosse verdadeira, as larvas de moscas deveriam aparecer tanto nos vidros abertos como nos vidros cobertos com gaze. Mas, após alguns, surgiram larvas somente nos vidros abertos. Redi mostrou, então, que as larvas surgiram das moscas, e não por geração espontânea. As moscas podiam entrar nos vidros abertos e depositar seus ovos sobre a carne, mas não conseguiram entrar naqueles cobertos pelo tecido.
Com este teste provou que a vida não surge espontaneamente em qualquer circunstância, mas atestando que a vida somente se origina de outro ser vivente.


Um comentário: