quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Duas xícaras de chocolate quente por dia ajudam a manter cérebro saudável

O prazer de duas xícaras de chocolate quente por dia pode ajudar as pessoas de idade avançada a manter saudáveis seus cérebros e ativar sua memória, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira pela revista Neurology.
O estudo dirigido pelo neurologista Faranez Sorond, da Escola de Medicina de Harvard, em Boston (EUA), envolveu 60 pessoas com idade média de 73 anos e que não mostravam indícios de demência senil.
O experimento consistiu em tomar duas xícaras de chocolate quente por dia durante 30 dias, e os participantes foram submetidos a testes de memória e destreza mental, além de terem feito exames de ultrassom para medir o volume de sangue que fluía no cérebro durante as análises.
"Dado que as diferentes áreas do cérebro precisam de mais energia para completar suas tarefas, também necessitam de um fluxo maior de sangue", explicou Sorond. "Esta relação, chamada acoplamento neurovascular, pode desempenhar um papel importante em doenças como o Alzheimer".
Dos 60 participantes, 18 mostravam um fluxo sanguíneo baixo no começo do estudo e apresentaram uma melhora de 8,3% ao final, além de evoluir também em seus tempos nos testes de memória.
Além disso, 24 participantes tiveram o cérebro analisado através de uma ressonância magnética, o que comprovou que as pessoas com fluxo sanguíneo baixo eram mais propensas a ter problemas de memória.
EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário