O primeiro Gre-Nal na nova Arena do Grêmio teve poucos lances de perigo e terminou com o empate por 1 a 1, neste domingo, pelo Campeonato Brasileiro. Mesmo com um jogador a mais durante cerca de 15 minutos, o Tricolor não conseguiu vencer seu maior rival.
O Internacional, que reclamou bastante da expulsão de Jorge Henrique aos 32 do segundo tempo, sustentou o placar obtido antes do intervalo e se manteve na zona de classificação para a próxima Copa Libertadores, pois tem agora 19 pontos, no quarto lugar. Já o Tricolor tem 16 e se mantém na busca pela vaga no G-4. Nos acréscimos, o colorado Fabrício e o gremista Werley também foram expulsos.
O primeiro gol do Gre-Nal foi marcado pelo argentino Barcos, que bateu pênalti sofrido por Kleber, aos 18 do primeiro tempo. Apenas dois minutos depois, Leandro Damião completou cruzamento de Willians para empatar.
O Grêmio volta a campo na quinta-feira, quando enfrentará o Coritiba, mais uma vez em Porto Alegre. Já o Inter tem folga neste meio de semana, pois venceu o São Paulo em partida antecipada da 12ª rodada. Assim, o Colorado só terá compromisso no domingo, contra o Atlético-PR, em Novo Hamburgo.
O jogo - O técnico Renato Gaúcho surpreendeu na escalação do Grêmio. Sem contar com o meio-campista Zé Roberto, o treinador decidiu armar o time com três zagueiros: Bressan, Werley e Rhodolfo. Enquanto isso, o Inter manteve sua formação mais usada, com D’Alessandro comandando o meio-campo.
A primeira chance na partida saiu pelo lado dos donos da casa. Riveros aproveitou cobrança de falta para a área e desviou de cabeça, mas a bola passou perto da trave. Antes mesmo dos dez minutos, Adriano levou cartão amarelo por falta mais dura sobre D’Alessandro. A pressão de Barcos e Kleber não impediu o árbitro de advertir o volante pela infração contra o argentino.
Com a partida equilibrada, o Grêmio se valeu de uma jogada individual de Kleber para abrir caminho para o gol. O Gladiador invadiu a área e caiu em disputa com Willians. Assim, Fabrício Neves Corrêa anotou pênalti para o Grêmio. Aos 18 minutos, o argentino Hernán Barcos fez a cobrança rasteira no canto esquerdo de Muriel, que saltou para o lado certo, mas não conseguiu alcançar.
O problema para a torcida gremista é que a vantagem durou bem pouco. Aos 20, Willians arrancou pela direita, livrou-se da marcação e cruzou para a pequena área, onde apareceu Leandro Damião, sozinho na segunda trave, para empurrar para as redes. Depois disso, o Grêmio partiu em busca de mais um gol, em cobrança de falta de Elano, mas Muriel segurou.
D’Alessandro, então, passou a jogar cada vez mais no setor de Adriano, tentando forçar a expulsão do volante. A estratégia quase deu certo. Em uma das jogadas, o meia colorado girou na frente do marcador e foi puxado quando tentava arrancar em contragolpe, mas o árbitro não deu o novo cartão ao volante, para desespero do argentino.
Ao perceber a intenção do rival, Renato Gaúcho tirou Adriano ainda no primeiro tempo, aos 39, para colocar Ramiro. Antes do fim do primeiro tempo, Kleber ainda deu trabalho a Muriel, que defendeu o cabeceio do atacante.
No intervalo, Dunga fez sua primeira alteração, tirando Ednei para a entrada de Fabrício. Com isso, o atacante Jorge Henrique passou a jogar improvisado como lateral direito. O segundo tempo começou mais faltoso do que o primeiro, com jogadas concentradas no meio-campo.
Entretanto, aos poucos, o Tricolor encontrou espaços para avançar. Aos dez minutos, Ramiro fez cruzamento perfeito da direita e encontrou Elano completamente livre atrás da zaga, mas o meio-campista desperdiçou boa chance ao cabecear sem direção. Porém, em seguida, o jogo voltou ao equilíbrio, motivando o técnico Dunga a promover a estreia de Scocco na vaga de Forlán, que teve atuação apagada.
Logo na sequência, Dunga tirou Elano para apostar em Maxi Rodríguez. Quando o ritmo do jogo aumentou, o árbitro marcou falta de Jorge Henrique sobre Barcos e expulsou o colorado, gerando a revolta entre os jogadores do Inter. Antes do fim do jogo, nos acréscimos, Fabrício também recebeu o cartão vermelho. No último lance, Werley foi mais um expulso.
Gazeta EsportivaGazeta Esportiva