sexta-feira, 9 de novembro de 2012

questões Prova do Ibama Técnico Administrativo 2012



1 A sociedade atual não pode passar sem as indústrias.
2 Talvez fosse possível, porém, conter o ritmo descontrolado de
3 seu crescimento, se o homem moderno conseguisse abandonar
4 o consumismo que o caracteriza.
5 O consumismo é um processo eticamente condenável,
6 pois faz que as pessoas comprem mais coisas do que realmente
7 necessitam. Com sistemas complexos de propaganda, que
8 envolvem sutilezas psicológicas e recursos espetaculares,
9 industriais e produtores em geral convencem a população a
10 adquirir sempre os novos modelos de carros, geladeiras,
11 relógios, calculadoras e outras utilidades, levando-a a lançar
12 fora o que já possui. Esse processo garante aos fabricantes uma
13 venda muito maior de seus produtos, o que permite a ampliação
14 contínua das instalações industriais.
15 O consumismo não gera apenas os impactos
16 ambientais decorrentes da necessidade crescente de energia e
17 do próprio processo industrial, mas é causa de outro grave
18 problema: o esgotamento dos recursos naturais não renováveis,
19 isto é, daqueles que, uma vez consumidos, não podem ser
20 novamente repostos, como, por exemplo, o petróleo e os
21 minérios em geral.
Samuel M. Branco. O meio ambiente em debate. São
Paulo: Moderna, 1988, p. 42-3 (com adaptações).


A respeito das ideias e estruturas linguísticas desse texto, julgue os itens de 1 a 8.

1 Sem prejuízo para o sentido original do período, o trecho “pois faz que as pessoas comprem mais coisas do que realmente necessitam” (R.6-7) poderia ser corretamente reescrito da seguinte maneira: pois faz as pessoas comprarem mais coisas que delas realmente necessitam.

2 O referente do sujeito da forma verbal “levando” (R.11) é a expressão “industriais e produtores em geral” (R.9), que exerce a função de sujeito da forma verbal “convencem” (R.9).

3 Mantendo-se a coerência do texto, a expressão “o que” (R.13) poderia ser substituída por qualquer uma das seguintes: fato que, procedimento que, artifício que.

4 De acordo com o texto, a vertente do capitalismo que justifica o desenvolvimento econômico a qualquer preço contrapõe-se à que defende o consumo continuado de bens e produtos para manter a indústria aquecida e o emprego em alta.

5 O segundo período do primeiro parágrafo do texto poderia ser corretamente reescrito da seguinte forma: Quando for possível, porém, o homem moderno contiver o ritmo descontrolado de seu crescimento, ele conseguirá abandonar o consumismo que o caracteriza.


6 Não acarretaria prejuízo para a correção gramatical do texto a inserção de vírgula imediatamente após a forma verbal “gera”, na linha 15, tendo o sinal de pontuação, nesse caso, a função de realçar o advérbio “apenas”.

7 Sem prejuízo para os sentidos do texto, na linha 12, o vocábulo “fabricantes” poderia ser substituído por fábricas, sendo, nesse caso, necessário substituir “aos”, em “garante aos fabricantes”, por às.

8 O termo “daqueles” (R.19), que retoma a expressão “dos recursos naturais não renováveis” (R.18), exerce a função de sujeito do predicado “não podem ser novamente repostos”
(R.19-20)

  Poluição

No meio da mata o monstro soltando
seus uivos de raiva veneno e poeira.
Em volta, os arbustos cobertos de cinza,
virando farrapos sem eira nem beira.
Mais longe, as moradas com pele do pó,
cadeias do homem, fazendo-o mais só.
No céu, cabisbaixo, o sol a dizer:
“as leis do progresso, quem pode entender?!”
Maria Dinorah. In: Ver de ver. São Paulo: FTD, 1992, p. 10.

Em relação aos sentidos e aspectos gramaticais do poema acima, julgue os próximos itens.

9 As palavras “pó”, “só” e “céu” são acentuadas de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica.

10 As palavras do texto são  escolhidas e organizadas para transmitir, além dos sentidos referenciais, o ritmo, a sonoridade, as imagens.

11 O monstro é, no texto, aquilo que, em nome do progresso, pode destruir ou fazer grande mal ao meio ambiente.


O documento encaminhado apresenta um panorama da comercialização de agrotóxicos no país no ano de 2009. Acredita-se que, conforme o conhecimento acerca do  assunto se amplie ao longo dos anos, com novas edições periódicas, mais confiáveis serão os indicadores de tendências de comercialização e suas implicações a médio e longo prazo. Isso tornará possível avaliar, com maior segurança, as demandas, o uso e os possíveis mecanismos de gerenciamento ambiental dos agrotóxicos e afins.
Internet: <www.ibama.gov.br> (com adaptações).

Com base no texto acima, julgue os itens seguintes, de acordo com o que dispõe o Manual da Presidência da República acerca de correspondência oficial.

12 Suponha que o texto apresentado seja parte de mensagem encaminhada por correio eletrônico. Nessa situação, para que a mensagem tenha valor documental, basta que seu remetente acrescente ao texto detalhes que facilitem a sua identificação, tais como nome, número da matrícula funcional e
departamento em que está lotado no órgão emissor da correspondência enviada.

13 O trecho transcrito seria adequado para fazer parte de exposição de motivo, documento cujo objetivo é encaminhar relatório ao presidente da República. Ainda de acordo com o que dispõe o Manual da Presidência da República acerca de correspondência oficial, julgue os itens que seseguem.

14 Desde que fossem respeitadas as normas relativas a espaçamento, seria adequado utilizar o seguinte parágrafo para iniciar texto de ofício:
1. No que se refere ao processo de número 1234X5678/2012 relativo ao licenciamento ambiental da necessária ampliação da rodovia BRXX, tenho a honra de servir-me deste expediente para informar que este IBAMA recebeu o EIA/RIMA (Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental)
protocolado e seguirá com o processo de verificação de obediência dos itens dos estudos com o termo de referência respectivo, feito por seus valorosos técnicos.

15 Em comunicação oficial dirigida ao ocupante do cargo de ministro de Meio Ambiente, deverão ser empregados o pronome de tratamento Vossa Excelência e o vocativo Senhor Ministro.

16 Comunicações oficiais emitidas pelo IBAMA devem apresentar o nome e o cargo do funcionário que as redigiu. Esses dados devem ser posicionados, na página, logo abaixo do local em que deve constar a assinatura desse funcionário.

17 Um funcionário do IBAMA que necessitar redigir um memorando deverá obedecer às seguintes regras da redação oficial: apresentar, entre outros elementos, local e data em que o documento foi assinado, alinhados à direita da página, e, logo abaixo, o assunto a que se refere, alinhado à esquerda da página.


Acerca de componentes de informática e dos sistemas operacionais
Linux e Windows, julgue os itens a seguir.

18 Ao contrário de um software proprietário, o software livre, ou de código aberto, permite que o usuário tenha acesso ao código-fonte do programa, o que torna possível estudar sua
estrutura e modificá-lo. O GNU/Linux é exemplo de sistema operacional livre usado em servidores.

19 Equipamentos de  hardware incluem componentes como monitor de vídeo, placa-mãe, mouse, teclado e caixas de som, ao passo que equipamentos de software compreendem editores de texto e planilhas eletrônicas.

20 Quando se liga um computador, o sistema operacional é acionado, possibilitando inicializar e gerenciar o hardware e tornando possível sua utilização pelo usuário. O Linux e o Windows são sistemas operacionais distintos e possuemcomandos diferentes para executar uma mesma tarefa, como listar arquivos de um diretório, por exemplo.


No que se refere a redes de computadores, julgue os itens que se
seguem.

21 POP (post office protocol) e HTTP (hypertext transfer protocol) são protocolos utilizados para receber e enviar emails, enquanto o protocolo FTP (file transfer protocol) é utilizado para transferir arquivos.

22 As redes locais denominadas LANs (local area network) viabilizam o compartilhamento de informações entre os módulos processadores componentes de determinado hardware, por meio de protocolos de comunicação como o TCP/IP (transfer control protocol/internet protocol), garantindo a independência das várias estações de processamento e armazenamento. As taxas de transmissão e de erro dessas redes geralmente são baixas.

23 A intranet, geralmente, é empregada em corporações e nem sempre utiliza protocolos TCP/IP, como no caso da Internet. Com a transferência de dados nem sempre restrita ao ambiente institucional, é possível realizar aplicações típicas de intranet, como inclusão, exclusão e alteração de dados nos bancos de dados da corporação, relações de empregados com informações de aniversários, compartilhamento de arquivos e
conexão com a Internet.

Julgue os próximos itens, a respeito de segurança e gerenciamento
da informação.

24 O Windows 7, por meio de bibliotecas, permite ao usuário reunir arquivos de diferentes pastas em um mesmo local, sem movê-las das pastas de origem.

25 Uma das maneiras de prevenir ameaças e danos futuros aos dados de aplicações de uma rede é criar uma cópia de segurança dos programas executáveis, conhecida como becape, que pode ser efetuada somente com uma cópia de recuperação automática do sistema em cada nó do cluster, copiando-se os
discos do  cluster a partir de cada nó. Tal procedimento assegura uma adequada restauração do conteúdo copiado.


Daniel é estagiário da área de recursos humanos de determinado órgão. Maurício, chefe de Daniel, determinou que todos os  emails trocados entre os funcionários do setor sejam enviados para o seu endereço eletrônico, sem que os outros destinatários saibam disso. Outro estagiário, Torres, pediu a Daniel
que enviasse determinada planilha de Excel para seu email e que a encaminhasse, também, para a secretária Beatriz.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem, acerca de ferramentas e aplicativos de navegação e de editores de textos.

26 A fim de otimizar seu tempo no trabalho, ao editar textos no Microsoft Office Word, Daniel pode mudar
o tamanho e a fonte de caracteres por meio do atalho de teclado CTRL + SHIFT + P , que o leva diretamente à tela de escolha desses parâmetros.

27 Para atender a todas as exigências requeridas, ao enviar o email para Torres, Daniel deverá adicionar o email de Beatriz como Cco e o de Maurício como Cc.





Nenhum comentário:

Postar um comentário